terça-feira, 28 de junho de 2011

A Noiva do Cordeiro


Alegremo-nos, e rejubilemos, e O reverenciemos; porque chegou o tempo do banquete do casamento do Cordeiro, e a noiva dele já se preparou. Ap 19:7
Estamos vivendo um tempo de grande avivamento, povos, línguas e nações confessam o nome poderoso de Jesus.
O povo de Deus tem caminhado pela terra, tomando posse da sua herança, e pregando o evangelho do Reino. Milagres, sinais, prodígios e maravilhas têm sido mostrados a milhares de pessoas, curas e libertação têm sido apregoadas por todo o mundo, pois a noiva do cordeiro tem sido restaurada em seu caráter para esperar a vinda do noivo.
Nós que fazemos parte da igreja de Cristo não podemos ser meros espectadores desse avivamento, mas temos que fazer parte dele, pois não é possível que um corpo se divida e sobreviva.
O tempo do avivamento se move em todo o corpo, então não podemos ficar a parte do mover, nem podemos nos transformar em partes doentes do corpo, porque o objetivo da morte de Cristo foi curar o caráter da noiva, a fim de que ela se torne santa e pura.
Estas são as principais características do caráter da noiva: santidade e pureza.
Para que nosso caráter se torne como o caráter da noiva, essas duas características deve impermear nossa vida.
SANTIDADE
1) Atributo de Deus (Pai, Filho e Espírito) pelo qual ele é moralmente puro e perfeito, separado e acima do que é mau e imperfeito.
Louvem ao Senhor pela grande glória que Ele tem! Adorem ao Senhor na sua perfeita santidade. Sl 29:2
Nossos pais terrenos nos educaram por uns poucos e curtos anos, fazendo por nós o melhor que eles sabiam fazer, porém a correção de Deus é sempre boa e para o nosso maior bem, a fim de podermos participar da santidade dele. Hb 12:10
2) Qualidade do membro do povo de Deus que o leva a se separar dos pagãos, a não seguir os maus costumes deste mundo, a pertencer somente a Deus e a ser completamente fiel a ele (1Ts 3.13).
O resultado disso é que Deus nosso Pai tornará forte, santo e sem pecado o coração de vocês, a fim de que possam comparecer sem culpa diante dele naquele dia quando nosso Senhor Jesus Cristo voltar com todos quantos Lhe pertencem. 1 Ts 3:13
PUREZA
Ausência de conduta imoral (1 Jo 3: 3 e 4).
E todo aquele que verdadeiramente crê nisto, procurará permanecer puro, porque Cristo é puro. Mas aqueles que continuam a pecar estão contra Deus, porque todo pecado é feito contra a vontade de Deus. 1 Jo 3: 3 e 4
Santidade e pureza vêm através da santificação e da purificação. E estes eram os mesmos processos realizados com os leprosos. Primeiramente os leprosos deveriam ser separados do meio do povo, e quando estivesse curado deveria ser purificado para voltar ao convívio social. Lv 13 e 14.

O pecado na bíblia é retratado como a lepra. Por isso Jesus morreu por nós para imprimir na sua noiva um caráter de uma noiva santa e pura.
E vocês, maridos, mostrem pelas suas esposas o mesmo tipo de amor que Cristo mostrou pela igreja quando morreu por ela, para fazê-la santa e pura, lavada pelo batismo e pela palavra de Deus; a fim de que Ele pudesse dá-la a Si mesmo como uma igreja gloriosa sem uma única mancha, ou ruga, ou qualquer outro defeito, mas sim santa e sem nenhuma imperfeição. Ef 5:25 a 27
E aquele que tem de purificar-se lavará os seus vestidos, e rapará todo o seu pêlo, e se lavará com água; assim será limpo; e depois, entrará no arraial; porém, ficará fora da sua tenda, por sete dias; E será que, ao sétimo dia, rapará todo o seu pêlo, a sua cabeça, a sua barba e as sobrancelhas dos seus olhos; e rapará todo o seu outro pêlo, e lavará os seus vestidos, e lavará a sua carne com água, e será limpo. Lv 14: 8 e 9.
A LEPRA
A lepra é retratada na bíblia como imundície. O leproso era desprezado e passava a viver totalmente fora do convívio social. Se alimentava de restos de comida ou de doações que as pessoas deixavam fora da cidade.
Era uma vida de vergonha e desprezo, sem chance alguma de viver dignamente.
O que mais caracteriza uma pessoa leprosa é o aparecimento de manchas e rugas na pele.
Jesus se entregou por nós para nos libertar e nos curar de toda lepra, a fim de que a santidade e a pureza entrem em nossa vida e sejam as principais características do nosso caráter.
TRANSMISSÃO DA LEPRA
Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 1 Jo 5:19
A lepra é transmitida por via respiratória quando se tem contato com algum portador da doença.
Mas não é qualquer contato que é capaz de transmitir a lepra. O contato capaz de transmitir a lepra é o contato íntimo.
É necessário que se tenha uma proximidade afetiva, não simplesmente sexual, mas um relacionamento próximo, não um simples contato.
O mundo está contaminado com a lepra, o pecado, assim, quem tem intimidade com o mundo e as coisas que nele há, torna-se leproso e separado de Deus.
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tg 4:4
Deus chama neste caso a amizade com o mundo de adultério. Aquele que quer ter amizade com o mundo, passa a ter intimidade com ele e com o que nele há.
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 Jo 2:15 a 17
Embora andando e vivendo neste mundo, não podemos nos considerar como se dele fossemos, mas devemos andar como forasteiros nesta terra.
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; 1Pe 2: 11
PERÍODO DE INCUBAÇÃO
O tempo de incubação após a infecção é longo, de 2 a 20 anos. Uma vez contaminada, a pessoa pode passar vários anos sem sentir nenhum dos sintomas, ou não sofrer nenhuma consequência da lepra. Isso explica porque há uma quantidade muito pequena de crianças com manifestação da doença.
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gl 6:7
Assim como a lepra, o pecado nem sempre manifesta suas conseqüências de forma imediata. Um casamento é desfeito, vários anos depois de um pecado para o qual não houve arrependimento.
Conseqüências como no caso da jovem Eloá em Santo André. O pai de Eloá era foragido da Justiça de Alagoas desde 1993 por envolvimento na "gangue fardada" e roubo de carga. Neste caso o período de incubação da lepra foi de 15 anos.
SINTOMAS
O principal sintoma da lepra é a perda da sensibilidade. O leproso perde a capacidade inicialmente de discernir entre o frio e o quente, logo depois ele perde a sensação de dor.
O pecado tira de nós a capacidade de discernir que estamos nos tornando espiritualmente frios, e vamos pouco a pouco tornando-nos insensíveis ao fogo de Deus.
Essa falta de sensibilidade leva o leproso a situações perigosas, pois podem pisar em um material cortante e se ferir, sem perceber. Pode se queimar e não sentir nada, vindo a ter uma infecção.
A Lepra provoca também o engrossamento dos nervos, principalmente dos tendões, o que dificulta a locomoção do leproso.
O pecado dificulta nossa caminhada em direção ao céu, muitas vezes, fazendo com que aquele que não recebe o tratamento a tempo, venha a morrer.
Mas uma coisa que nós não podemos esquecer é que há solução para lepra!
Jesus hoje vai nos limpar para que possamos ter o caráter da noiva do cordeiro.
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mt 10: 7 e 8
E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. Mc 1:39 e 40
O maior desejo de Jesus é limpar sua noiva, pois foi para isso que Ele morreu naquela cruz.
COMO SE LIMPAR DA LEPRA
PURIFICAÇÃO
EIS que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça. Ml 3: 1 a 3
Purificação e santificação são os passos para restaurar o caráter de noiva do cordeiro.
Os passos para a purificação são: Comunhão, arrependimento e confissão.
Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 Jo 1 : 6 a 9
Comunhão
A comunhão com Deus vem a partir do momento em que passamos a andar na Luz. Andar na luz é andar na verdade. Temos que ter uma vida transparente, sem pecados ocultos, e nos afastarmos das trevas.
Os pecados se encobrem nas trevas. Quando as pessoas pecam, entram em trevas profundas. O profeta Isaías profetizou: ‘... eis que trevas cobrem a terra...”. A terra está coberta por trevas até que a noiva do cordeiro se disponha em mostrar sua luz.
Enquanto estamos em trevas não podemos ter comunhão com Deus, nem com meus próximos.
Arrependimento
O Arrependimento é o reconhecimento do pecado. “... se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos...”. Enquanto não reconhecemos que pecamos, não nos arrependemos, e sem arrependimento, é impossível que o reino de Deus venha ser efetivo na nossa vida.
Só o arrependimento gera uma confissão verdadeira.
Confissão
A confissão expele o pecado do nosso interior. É a exteriorização do arrependimento.
Quando confessamos nossos pecados, somos purificados.
SANTIFICAÇÃO
Fazendo a vontade de Deus
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição 1Ts 4:3
A vontade de Deus é que sejamos santificados. E é o próprio Deus que nos santifica. Deus é Santo, e ele nos deu esse atributo quando nos fez nova criatura.
Assim, quando fazemos a vontade de Deus nos santificamos.
Cumprindo o nosso chamado
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 1Ts 4:7
Quando estamos determinados a cumprir o chamado de Deus, nós nos santificamos. Cumprir o chamado é andar nos propósitos. É buscar em primeiro lugar o Seu Reino e sua justiça.
Temendo ao Senhor
ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2 Co 7: 1
Não existe santificação se não houver temor do Senhor. O temor do Senhor. O temor do Senhor trás sabedoria e a sabedoria trás a inteligência.
E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência. Jô 28:28
RESULTADOS DA SANTIFICAÇÃO E PURIFICAÇÃO
Conhecimento de Deus
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. I Coríntios 13:12
Uma noiva aguarda ansiosamente o dia de conhecer seu noivo. O que conhecemos de Deus vai ampliando mais e mais a medida que nos aprofundamos na santidade.
Deus quer que o conheçamos cada dia mais. Os 6:3
Intimidade
A intimidade do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Salmos 25:14
Quando nos tornamos santos, nos tornamos íntimos do Senhor, e Ele nos mostra a sua aliança. A aliança do Senhor vem acompanhada por suas promessas.
Quem entra na intimidade do senhor conhece a sua aliança e recebe as suas promessas.
Clamor pelo noivo
O Espírito e a noiva dizem: 'Venha'. Que cada um que os ouve diga o mesmo 'Venha'. Que aquele que tem sede venha - todo aquele que quiser; que venha beber de graça da Água da Vida. Ap 22:17
Quanto mais santos e puros nos tornamos, mais desejamos a vinda do noivo. A linguagem da noiva se torna uma só com a linguagem do Espírito e ambos passam a clamar pelo noivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...