quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Não toqueis no ungido do Senhor! Como é isso mesmo?

Este termo tem sido muito usado nas igrejas como um “cala a boca” daqueles que discordam de doutrinas ou até mesmo de posturas que alguns líderes evangélicos têm tomado nos nossos dias. Então, como uma forma de “ameaçar” o povo para que não os critiquem, não os julguem, não relatem suas práticas, eles acabam amaldiçoando aqueles que têm coragem de falar das aberrações doutrinárias hodiernas.
Vamos nesse estudo analisar a luz da bíblia o que é realmente essa expressão e como ela deve ser aplicada à Igreja de Jesus.

1 – A UNÇÃO no antigo testamento

Na antiga aliança não eram todos os homens que tinham a unção de Deus sobre si. Somente alguns escolhidos de Deus separados para algum ministério específico possuíam essa unção. Na verdade havia três unções específicas em Israel: A unção sacerdotal (Ex 29,29-30 e 30,30), a unção real (I Sm 9:16) e a unção do profeta (I Rs 19:16).
Essas unções eram dadas com propósitos específicos para pessoas específicas porque o Espírito Santo não havia sido derramado sobre o povo e ainda havia um véu que separava Deus dos homens, então essa unção era exclusiva.

2 – O UNGIDO do Senhor

Na nova aliança em que vivemos, tendo Deus transformado todas as coisas, e sendo a antiga aliança somente sombra das coisas futuras (Cl 2:17) temos que entender como é essa unção e como ela se aplica.
Toda a lei e todas as profecias do antigo testamento apontam para Jesus. Ao iniciar o seu ministério Jesus declarou ser O UNGIDO DO SENHOR.
E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. Lucas 4:16-21 (Grifo Meu)
Com o cumprimento desta profecia Jesus afirmou que estava recebendo toda a unção que o antigo testamento apontava (sacerdotal, real e profética), para que nEle se cumprisse todas as coisas.
Os apóstolos compreenderam como em Jesus se cumpriu essa unção como diz no livro de Atos:
“E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há; Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido. Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;” Atos 4:24-27 (Grifo meu)
Mais uma vez vemos como toda a unção apontava para Jesus, tendo o próprio Rei Davi profetizado sobre como essa unção seria derramada sobre o verdadeiro ungido de Deus.
Davi sabia exatamente que toda aquela unção que havia em seu tempo representava o Messias que havia de vir, por isso o mesmo disse “O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR”.1 Samuel 24:6. (Grifo Meu).
Davi sabia que Saul ainda era rei e que como rei ele era uma representação do Messias, mesmo que Saul já tivesse sido rejeitado por Deus ele não tocaria na unção pois tinha entendimento espiritual.
Dessa forma entendemos que Jesus é o UNGIDO de Deus e que a Ele pertence toda a unção.
“Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida. O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.” João 3:34-35 (Grifo Meu).
Ao mesmo tempo vemos como o próprio Jesus entregou essa unção à sua Igreja que agora é seu corpo e compartilha dessa mesma unção.
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:18-20 (Grifo Meu)
Assim todos nós que somos sua igreja compartilhamos da sua unção, somos também ungidos do Senhor.
“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Gálatas 3:27 (Grifo Meu)
“E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da IGREJA, Que é o SEU CORPO, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” Efésios 1:22-23 (Grifo Meu)

3 – Os líderes da Igreja

Em nenhum momento a bíblia diz que o líder de uma congregação tem uma “unção” maior do que qualquer outro membro da sua Igreja, isto é, do seu Corpo. O que a bíblia nos diz é que Jesus instituiu ministérios diferentes dentro do corpo para edificação do mesmo, para que houvesse um crescimento organizado em todos os aspectos.
“Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,.” Efésios 4:10-13 (Grifo Meu)
“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” 1 Coríntios 12:27-31
Isso significa que todos os ministérios existentes na Igreja coexistem para um fim de edificação da mesma. A “hierarquia” existente na “instituição” Igreja é exatamente para que haja essa organização, mas não significa que o “líder” seja um ungido de Deus e o “membro” não seja.

4- Do julgamento

O que podemos falar então sobre o julgamento dentro do corpo de Cristo principalmente quando denunciamos aquilo que consideramos ser errado quanto à doutrina bíblica?
Primeiro temos que entender que a bíblia nos orienta sempre a julgarmos o ensinamento que nos é passado, assim como os crentes de Beréia fazia.
“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:10-11 (Grifo Meu)
“Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? 1 Coríntios 5:12 (Grifo Meu)
“Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” 1 Coríntios 6:3
Quando se trata das coisas concernentes ao Reino de Deus toda a Igreja tem sim o direito de julgar e observar se aquilo condiz ou não com a palavra de Deus. O próprio apóstolo Paulo diz ter resistido ao apóstolo Pedro quando este se tornou repreensível.
“E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.” Gálatas 2:11
Assim amados irmãos nós temos que ter zelo pela casa de Deus, sua Igreja, e pala veracidade da palavra ministrada a nós. Quem toca no ungido de Deus é quem toca em sua IGREJA a qual foi conquistada por um preço muito alto na cruz do calvário. Essa sim que não deve ser nunca tocada por doutrinas falsas ou ensinos enganadores.
O que não se pode nunca é faltar com o respeito a todos os homens, sendo eles bons ou maus. Não se deve também desprezar a autoridade de nossos líderes, pois eles foram levantados por Deus para nos guiar durante nossa caminhada cristã (Hb 13:7 e 17). Temos que usar de misericórdia e graça a todos, mas não podemos aceitar qualquer ensino sem observar a palavra de Deus.
Que Deus abençoe a todos!

5 comentários:

  1. Hahahaha...e agora? qual vai ser o argumento daqueles que não querem ser questionados????

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! que coisa boa saber que questionar é inteligência e não pecado. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Concordo em número,genero e grau!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo,,Pr. Cristão também deve questionar o que é dito em cima dos púlpitos, examinando à luz da palavra de Deus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...