sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Juventude e o Carnaval

Eclesiastes 11:9 NTLH - "Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer."

Chegamos a mais um carnaval, e tudo que irà acontecer nós já sabemos: festas, drogas, sexo, gravidez, doenças, mortes...
Nada disso é novidade na sociedade que vivemos, mas infelizmente não adianta nem o muito falar nem o deixar pra lá.
No mundo em que hoje vivemos o exemplo tem sido a melhor pregação e o testemunho o melhor conselho.
A triste realidade dos nossos dias é que os joves tem sido criados em sua maioria por duas espécies de pais: os superprotores e os ausentes.
A primeira classe vê todos os erros que os filhos cometem e os encobrem, permitem uma liberdade extrema e não alertam sobre as consequências, e quando essas aparecem esses pais não permitem que os filhos as sofram e assumam as responsabilidades de seus atos.
Por outro lado, existe uma classe de filhos criados por pais desconhecidos, pais que nunca assumiram a autoridade do lar, ou mesmo nunca reconheceram sequer a paternidade. Filhos que não tem a quem dar satisfação pois nunca tiveram nem quem os ensinasse o caminho do dever. Foram criados pelos proprios conceitos e se ajustaram aos conselhos de amigos que iguais a eles nunca tiveram um referencial para viver.
Como então essa juventude 'despaternalizada' pode entender que podem se alegrar, divertir, viver... mas que ao final cada um terá que assumir suas próprias consequências e arcar com suas responsabilidades.
Como fazer com que essa juventude entenda que cinco dias de folia podem causar uma consequência eterna e sem volta?
Somente o verdadeiro conhecimento do amor do Pai poderá faze-los acreditar no amanhã e entender que o hoje é apenas um estágio da eternidade.
O que nossa juventude precisa entender é que Deus não é um pai ausente nem complacente com nossos erros. Ele é um pai que incentiva, apoia, ensina, resgata, instrui, aviva, mas cobra. Ele não tem o culpado por inocente, mas também não condena aquele que se arrepende.
Deus é um pai que se preocupa com o horário que chegamos em casa, com o lugar onde vamos, com quem andamos, e gosta muito que mantenhamos um contato permanente com Ele.
Que nesse carnaval cada jovem saiba que verdadeiramente existe um pai que não dormirá enquanto não os vir voltar seguros para casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...