segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O líder e a Batalha Espiritual

"Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens." 1 Coríntios 4:9 (NVI)

A palavra de Deus nos diz claramente que todos nós temos uma missão nessa terra. O "Ide" ordenado por Jesus em Mateus 28:19 é para todos aqueles que fazem parte de seu corpo. Temos que entender que todos nós temos um 'chamado' pra fazermos parte do corpo de Cristo, e que também fomos 'enviados' pra fazer discípulos.
Fazer discípulos significa liderar, se tornar líder, se tornar um discipulador. Desta forma, como líderes devemos nos atentar para alguns princípios básicos para exercermos nossa liderança.

1. Ser líder não é estar no topo, mas na base.
"Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar..."

O maior erro que um líder pode cometer é achar que agora que é líder ele está no topo da igreja e que seus discípulos nada mais são do que seus subordinados. A principal função do líder não é mandar e sim servir.
O líder é a base que o discípulo tem para poder crescer. O líder deve ser exemplo em tudo, principalmente no servir. Servir significa estar disponível quando o seu discípulo necessita de apoio, cuidado, orientação, exortação.
Não existe nada que maltrate mais a Igreja do que um líder altivo, soberbo, ensimesmado.
Um líder de êxito deve estar primeiramente disposto a servir, para então receber a honra que vem de Deus. Os melhores líderes são aqueles que são os melhores servos.

2. O líder deve entender a importância do seu testemunho.
"Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo..."

A palavra de Deus nos garante que exitem duas coisas muito preciosas na vida de um líder. Estar revestido do sangue de Jesus e ter um testemunho verdadeiramente cristão.

"Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida. Ap 12:11

Ser líder não é um título e mas uma missão. Para que essa missão seja executada como Deus quer, o líder precisa ter credibilidade, e só se tem credibilidade se houver testemunho. Tiago já dizia que a fé sem obras é morta! E é assim mesmo. Nossas obras, nossas atitudes no nosso diz a dia devem condizer com o que somos. Líderes para restaurar um geração!

3. O líder tem autoridade espiritual.
"...tanto diante de anjos..."

Nós fomos enviados por Jesus para testemunhar da sua obra e fazer discípulos em um mundo que a própria palavra de Deus já diz: jaz no maligno! Mas não fomos enviados sem antes termos sido revestidos do poder e da autoridade de Jesus.
Esse poder nos capacita para destruirmos as obras de satanás e resgatarmos as vidas que ainda andam em trevas.
O líder tem autoridade para ministrar a cura e a libertação na vida de seus liderados. O líder é temido no mundo espiritual porque ele não anda sozinho nesta terra, mas os anjos de Deus que são ministros enviados a favor dos que ão de herdar a salvação lutam a favor do líder.

4. O líder tem responsabilidades nos seus relacionamentos.
"como de homens."

O líder deve entender o nível de relacionamento que deve ter com cada um que integra seu cotidiano.

Com seus liderados, ele deve compartilhar suas vitórias, suas conquistas e ministrar a bênção de Deus conforme a sua palavra nos ensina.
O líder não deve ter atitudes que abalem a fé de seus liderados, ou que lhe tirem o respaldo. O líder deve entender que seus liderados não tem a mesma maturidade espiritual que ele, assim deve ter sabedoria para se expressar e sobre o que compartilhar.

Com seu irmãos líderes de pequenos grupos e de redes, o líder além de compartilhar suas vitórias, deve compartilhar as suas estratégias. Aquilo que Deus tem feito em seu PG, aquilo que Deus tem ministrado ao seu coração de forma que a igreja cresça em unidade tanto de pensamento como de crescimento. Não é normal um braço ser maior que outro, ou uma perna maior que outra. Deus gosta de uniformidade no corpo, para isso compartilhe, ajude seu irmão que também é líder.

Com seu líder, seu pastor, o líder deve ser totalmente franco e transparente. Com ele deve-se compartilhar as vitórias, as estratégias e também as dificuldades e necessidades. O líder deve entender que também é um discípulo e também está sendo formado por um outro líder. Seu caráter de submissão deve ser incondicional. Sua presteza para ajudar deve ser imediata. AS pessoas que o pastor mais deve contar na igreja é com o líder, para isso o líder deve estar disposto a fazer aquilo que seu pastor pede e a sonhar junto os seus sonhos!

Deus nos levantou nesse tempo para conquistarmos uma geração. Somos os líderes que levarão Cristo onde estiver e seremos e veremos o avivamento inundar nossas igrejas, nossas casas, nossas famílias, pelo poder que há no nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...