quinta-feira, 30 de junho de 2011

Corpus Christis - O Filme (Verdade ou Mito?)

Essa semana fui mais uma vez bombardeado com e-mails que pede que coloquemos nosso nome em um suposto abaixo-assinado para evitar o lançamento do Filme 'Corpus Christis' (O Corpo de Cristo) que seria lançado nos Estados Unidos onde Jesus teria relações sexuais com seus discípulos. Eis um trecho do e-mail:

"O filme intitulado 'Corpus Christis' (O Corpo de Cristo),que vai sair em breve na América do Norte, mostra Jesus mantendo relações homossexuais com os seus discípulos. A versão teatral já se apresentou. É uma paródia repugnante de Jesus. Uma ação concentrada da nossa parte poderia mudar as coisas. Você aceita juntar o seu nome no fim da lista? Em caso afirmativo, poderíamos evitar a projeção deste filme no Brasil e até em outros países. Este filme nega a verdade da Palavra de Deus. PRECISAMOS DE MUITOS NOMES em adesão a esta proposta para evitar a exibição do filme.Na Bíblia está escrito: Mt. 10; 32 ‘Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.’ "

Essa lenda circula pela Europa desde os anos 80 antes mesmo de a Internet tornar-se o meio ideal para tal tipo de divulgação. Na década de 80 e princípio da de 90, essa história se propagava via fax e correio. Naquele tempo, como hoje, não existia nenhum filme sobre esse tema.

Segundo o site Snopes, essa história é mais antiga do que a própria internet, pois já circulou um boato semelhante a esse em 1984 e, um ano depois, mais de um milhão de cristãos já haviam escrito cartas protestando contra esse filme. De 2001 para cá, várias versões surgiram, inclusive em inglês, francês e espanhol.

Mesmo que o filme já estivesse sendo produzido (o que não é verdade!), não há muito que se fazer para impedir. Arrecadar apenas 500 nomes é muito pouco para qualquer abaixo-assinado. No texto, por exemplo, existe um e-mail para onde deveríamos enviar o e-mail, caso alcance 500 nomes.

Agora entenda um pouco mais o risco de se participar desse tipo de farsa. Você coloca seu nome completo e a cidade onde você mora e em alguns e-mails ainda pede que você coloque o seu CPF para garantir o abaixo assinado. Por quantas pessoas esse e-mail irá circular? Quantas pessoas terão acesso a seus dados pessoais? A quantas fraudes você corre o risco de se tronar vítima?

Quando uma campanha desse tipo é séria, vem de fontes sérias, com publicidades confiáveis.

Cuide-se e não caia nessas armadilhas!

Um comentário:

  1. Augusto Céspedes Huaccho Junior30 de junho de 2011 às 22:23

    Informação válida. Melhor do que nos preocuparmos com tanta mentira e levarmos a verdade ao mundo. Valeu Pr Cleiber Levi.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...