domingo, 26 de junho de 2011

Primeiros passos de uma nova vida - Parte 1

Este estudo tem o objetivo de orientar ao recém convertido sobre as verdades bíblicas, de maneira que ele possa crescer rapidamente na palavra de Deus, tomando posse de todas as bênçãos que Deus já nos deu através das suas promessas.
Que Deus possa te abençoar grandemente e que o Espírito Santo, que agora habita em você, te leve ao pleno conhecimento de Jesus.
Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saiba qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobresselente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”.
Efésios 1: 15 a 23
1 – FILHO DE DEUS.
A bíblia começa o relato de toda a criação com a seguinte frase: “No princípio Deus criou os céus e a terra”.Gênesis 1:1. A partir daí, a terra se tornou sem forma e vazia, mas o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas, e Deus recomeçou a criação.

Em seis dias criou as coisas pela sua palavra. A luz, o sol, a lua, os animais, mas a obra prima da sua criação, o homem, Ele formou do pó da terra, moldou com suas próprias mãos e soprou em suas narinas o fôlego da vida.
O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Adão, o primeiro homem a ser criado, recebeu de Deus o direito e dever de dominar sobre a terra e povoá-la. Para ajudá-lo, Deus fez com que ele caísse em profundo sono, retirou uma de suas costelas e fez a mulher, a qual seria a sua ajudadora, e Adão a chamou Eva.
Deus plantou um jardim com toda espécie de árvore para que o homem pudesse se alimentar, e todos os dias, na viração do dia, Deus vinha passear com o homem no jardim. Assim, o homem tinha uma comunhão total com Deus.
Mas Deus não queria que o homem vivesse nesta comunhão com Ele por obrigação, por isso, Deus deu a opção do homem obedece-lo, e viver sempre na sua presença, ou desobedece-lo e perder esta comunhão.
Deus plantou duas árvores especiais no jardim: a Árvore de vida e a Árvore do conhecimento do bem e do mal. “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.Gênesis 2: 16 e 17.
Mas um dia, Satanás falou com Eva através da serpente, a enganou, e ela comeu do fruto que Senhor havia ordenado não comer. Eva levou o fruto para Adão, e este também comeu. Então abriram-se os seus olhos e viram que estavam nus.
Quando o homem desobedeceu a Deus, ele decidiu viver independente, ele se rebelou ao senhorio de Deus e foi destituído da sua glória. Quando, na viração do dia, o Senhor veio passear com homem, este se escondeu com medo de morrer, pois Adão sabia que “ o salário do pecado é a morte”.Romanos 6:23.
O pecado contaminou a semente humana, tornando todos os homens pecadores. “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.Romanos 5:12. Desde então, toda humanidade foi separada de Deus, e o pecado se multiplicou tanto, que Deus decidiu acabar com toda a humanidade, conservando apenas um homem justo, que buscava ao senhor, e sua família.
Noé e sua família foram escolhidos para recomeçar a raça humana, foram salvos do dilúvio dentro de uma arca, e com eles um casal de cada espécie de animal existente.
Porém, mesmo após o dilúvio o homem continuou pecando, pois a semente do pecado já estava plantada no homem, em sua carne.
Deus decidiu então, separar para si um povo que o servisse de verdade. De toda terra, Deus escolheu a Abrão para dar início a este povo. Mudou seu nome de Abrão para Abraão, e de sua esposa Sarai para Sara, e mesmo eles já sendo muito velhos, e Sara sendo estéril, Deus lhes deu um filho que se chamou Isaque.
Isaque teve dois filhos com Rebeca: Esaú e Jacó. Este herdou a promessa e a benção de seu pai e Deus mudou seu nome de Jacó para Israel.
Israel teve doze filhos, os quais se multiplicaram grandemente e após uma grande fome que atingiu sua terra, eles foram para o Egito onde foram feitos escravos por 430 anos.
Mas Deus não esqueceu do seu povo, e após todo este tempo. Deus mandou que Moisés os tirasse do Egito, e após enviar sobre aquele país 10 pragas, Faraó deixou que o povo saísse de sua terra, levando toda a riqueza que conseguiram ganhar.
O povo agora chamado Israel passou 40 anos no deserto, até entrar na terra que Deus havia prometido: Canaã. Durante este período no deserto, Deus deu para o seu povo a lei, onde determinava tudo o que eles deveriam fazer para ser santo com o Senhor é, e ter de volta, a comunhão perdida no Édem por causa do pecado.
A lei mandava que fossem feitos sacrifícios de animais a Deus para que fossem perdoados seus pecados. Então, sempre que alguém pecava, levava um animal, geralmente um cordeiro, para o sacerdote sacrificá-lo em seu favor. Além disso, uma vez por ano, o Sumo sacerdote oferecia sacrifício por toda a nação.
Mas, nem assim, o homem conseguiu afastar-se do pecado. Era necessário um sacrifício perfeito e eterno. Então Deus, no seu infinito amor pela humanidade, enviou seu filho Jesus, o qual nasceu de uma mulher chamada Maria, concebido quando ela ainda era virgem, através do Espírito Santo. Depois Maria teve outros filhos com seu esposo José.
Jesus viveu uma vida sem pecado, e quando estava com trinta anos de idade, começou seu ministério, anunciando o Reino de Deus, realizando curas e milagres, e após três anos, foi crucificado, levando sobre si todos os nossos pecados, e reconciliando a humanidade com Deus através da fé nele, e transformando todo aquele que nele crê em “filho de Deus”, conforme João 1:12.
Mas sua obra não acabou na cruz. Ao terceiro dia Jesus ressuscitou, e agora está assentado à destra de Deus, tornado-se o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...