domingo, 26 de junho de 2011

Teologia inclusiva - O Evangelho maquiado

A Teologia Inclusiva nasceu no ano de 1968 com o Reverendo Troy Perry, fundador da primeira Igreja direcionada para a pregação do evangelho para gays, lésbicas e transgêneros. A Inclusão Cristã prega uma releitura contextualizada da Bíblia, rejeita o fundamentalismo cristão, afirmando que a Bíblia, de forma alguma, reprova ou condena a afetividade homoerótica.

Esta “teologia” usa interpretações exclusivas de passagens bíblicas de forma a contra-argumentar o evangelho pregado desde a igreja primitiva, buscando adequar a salvação às práticas diárias e não adequar as práticas diárias à maneira bíblica para se alcançar a salvação.

É importante ressaltar que em nenhum momento a bíblia fala que a salvação é devido as nossas obras, pelo contrário, ela afirma que a salvação “não vem das obras, para que ninguém se glorie” Efésios 2:9, porém as nossas obras devem ser de acordo com a fé manifesta em nossa vida. “Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. Tiago 2:22.

A base da nossa fé deve ser a palavra de Deus. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:7. Assim, toda fé que não estiver baseada nas verdades bíblicas não produzirão obras de justiça. As nossas obras são a prova de que fomos ou não transformados pela palavra de Deus, e um dos fundamentos do evangelho é o arrependimento de obras mortas, ou obras que nos conduzem à morte. “Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus” Hebreus 6:1

Temos que entender que existem alguns fundamentos, alguns princípios que são imutáveis, e que eles existem querendo nós ou não. As leis da física, por exemplo, existem para todos e agem sobre todos. Não será o fato dizermos que não cremos na lei da gravidade que vamos começar a flutuar. Podemos até criar teorias diferentes sobre a lei da gravidade, podemos dizer que ela foi interpretada de maneira incorreta e publicarmos várias interpretações diferentes sobre ela, mas nada disso anulará a lei da gravidade na nossa vida.

Desta mesma forma, muitos têm tentado “maquiar” o evangelho, criando novas interpretações da palavra de Deus, excluindo textos bíblicos, e na tentativa de criar uma “teologia inclusiva” criaram um “evangelho exclusivo” para algumas classes ditas “discriminadas”.

Enquanto não encararmos o pecado como pecado, não alcançaremos a salvação de Deus. Enquanto acharmos que o evangelho são palavras esperando ser interpretadas não alcançaremos a salvação. Muitos querem entrar no Reino de Deus por palavras mas “o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder” 1 Coríntios 4:20.

Não podemos nos enganar com persuasões de pessoas que ao invés de abandonar suas práticas pecaminosas simplesmente decidem criar uma nova teologia, ou outro evangelho (o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo - Gálatas 1:7) para continuar a vivendo suas práticas pecaminosas.

Não se alcança a salvação através de discussões filosóficas, mas na prática diária de uma vida transformada pelo poder do evangelho. Não existe evangelho verdadeiro se não provocar em nós mudança real das nossas obras. O selo da nossa herança é a presença do Espírito Santo em nós, e é impossível termos o Espírito de Deus e continuarmos a viver na prática do pecado. Infelizmente muitos têm levado esse falso evangelho ao mundo, mantendo as pessoas confortavelmente em seus pecados e impedindo que elas alcancem a salvação.

Temos que entender que há só um Senhor e uma só fé, assim, há um só princípio que nos leva a Deus, e esse princípio inclui morrermos para o pecado e vivermos uma vida de obediência a palavra de Deus sem maquiagem. Uma palavra que nos confronta todos os dias para que possamos ser encontrados novamente à imagem e semelhança de Deus.

3 comentários:

  1. Augusto Céspedes Huaccho Júnior26 de junho de 2011 às 18:40

    Sábias palavras Pr levi. Vivemos hoje no mundo globalizado. As informações chegam até nós por vários meios de comunicação. Assim, somos como alvos certos para todo tipo de informações.O que devemos fazer e conhecer a verdade (Joao 8:32), verdade esta que nos liberta,cura e purifica. Ser ovelha é saber escutar a vós de seu pastor (Salmo 23:1) que é único e justo.
    São atitudes como esta que trazem segurança, esclarecimento e direcionamento á aqueles que ainda não conhecem o evangélio de cristo. Shalom!!! Shalom!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Augusto. Que Deus possa fazer vc crescer cada dia na graça e no conhecimento de d'Ele. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras, devemos viver o verdadeiro evangelho, como Jesus ensinou, morrendo para o pecado e vivendo para Deus!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...