sexta-feira, 8 de julho de 2011

A SÍNDROME DOS ESPIAS

Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.” Nm 13:33

A única coisa pior do que conviver com uma pessoa neurótica é ser uma pessoa neurótica! As neuroses nos impedem de enxergar as coisas da maneira correta, nos limitam em nossas ações, nos perturbam no dia a dia, e hoje temos um tipo de nome para cada neurose existente.

Quando vejo a história do povo de Deus vejo no meio deles um bando de neuróticos capazes de por a perder da noite para o dia a promessa que Deus fez.

Quando Moisés chegou com o povo na entrada de Canaã, designou 12 espias para percorrer a terra e observá-la. Quando voltaram, dez deles trouxeram o pior relatório que alguém poderia dar. Porém algo é certo: só expomos aquilo que somos! A visão exposta externamente retrata como nos vemos internamente.

Chamo de “síndrome dos espias” esse complexo de projetar nos outros uma imagem pessoal que alguém imagina que o outro tem de si mesmo. Como assim? Os espias disseram que tanto aos seus olhos quanto aos olhos dos gigantes, eles eram como gafanhotos.

Eu duvido que qualquer um dos espias ouviu essa opinião de algum gigante. Na verdade eles projetaram como sendo a visão dos gigantes a própria visão que eles tinham de si mesmos.

Quantas vezes não agimos por acharmos que as pessoas estão pensando algo de nós, mas nunca ouvimos alguém falar que pensam aquilo a nosso respeito? É simplesmente o nosso próprio pensamento que nos inferioriza, sendo projetado como se fosse de outra pessoa.

Nós nos enxergamos de acordo com a disposição da nossa própria alma. Quando estamos bem, conseguimos nos ver como imbatíveis, mas quando estamos mal a única visão que temos é que somos derrotados e que todos pensam assim a nosso respeito.

O segredo do sucesso é nunca se vangloriar, mas também nunca se desprezar. Quando alguém se achar frágil diante de determinada situação deve buscar a força na promessa que Deus tem pra sua vida e nela se fortalecer. Quando alguém se achar muito forte deve buscar o equilíbrio na palavra de Deus e lembrar que é o Senhor que nos fortalece.

Não seja como os dez espias que se enxergaram como os gafanhotos, mas sejam como Josué e Calebe, os outros dois espias que mesmo sabendo que poderiam ser menores que os gigantes lembraram que o Deus a quem serviam poderiam dar a vitória em qualquer situação.

Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.” Nm 14:8

Mude seu conceito a seu respeito. Tenha uma visão diferente de você mesmo e saiba que o Senhor te fortalecerá e fará com que você alcance as promessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...