
"Ora, Deus não levou em conta os tempos de ignorância; agora porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam." At 17:30
Quando estudamos a palavra de Deus de forma a entender os propósitos de Deus para nossas vidas conseguimos ver como Deus sempre fez tudo para nós de maneira a vivermos para Ele e por Ele.
Desde a fundação do mundo Deus sonhou conosco e desejou ter intimidade conosco.
"A intimidade do Senhor é para que os temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança." (Sl 25:14).
Ter intimidade com Deus significa conhece-lo profundamente. Para isso não podemos ser ignorantes quanto a sua vontade nem quanto ao seu plano elaborado para nos salvar.
Precisamos entender que Deus não levou em conta os "tempos de ignorância" por isso não trouxe ainda o juizo a este mundo.
Esses tempos de ignorância não significa simplesmente o período de vida de uma pessoa enquanto ela não conhece a palavra de Deus, mas os tempos já vividos neste mundo até que Ele manifestou o seu plano de salvação para a humanidade.
Teologicamente nós estamos vivendo a sexta dispensação ou sexta aliança de Deus com os homens. Ao todo são sete dispensações e a sétima ainda está para se cumprir. São elas:
1ª- Inocência: Adão no Paraíso
Da criação à sua queda (Gn 1:28, 3:24)Julgamento: Expulso do Édem.
2ª - Consciência: Caim e Abel
Da expulsão do Édem ao Dilúvio (Gn 3:23, 6:7).Julgamento: Dilúvio.
3ª - Governo Humano: Noé
Do Dilúvio a Abraão (Gn 8:21 a 11:9).Julgamento: Torre de Babel.
4ª - Promessa: Abraão
De Abraão ao Cativeiro no Egito (Gn 11:31 a Ex 19:8).Julgamento: Cativeiro no Egito.
5ª - Lei: Moisés
Do Sinai ao Calvário (Ex 19:8 a Mt 27:35).Julgamento: Destruição do Templo no ano 70 DC.
6ª - Graça: Jesus
Do Calvário ao Arrebatamento (Jo 1:17; Ap 11:15; 12:5, 6).Julgamento: A Grande Tribulação
7ª - Justiça: Cristo e os Vencedores
Do Arrebatamento ao fim do Milênio (Ap 11:15; 19:20, 20:3; I Ts 4:13-17)Julgamento: Fogo do Céu. (Ap 20:9)
Para cada tempo Deus estabeleceu seus propósitos. Uma nova aliança só se inicia quando a outra se cumpre. A bíblia ensina que enquanto vive o marido, a mulher está presa a ele pela aliança. Mas quando há o cumprimento da aliança já não estamos mais presos a ela, mas estamos liberados para vivermos uma nova aliança.
A aliança que Deus fez através da lei foi cumprida por Jesus. Ele mesmo afirmou que não veio revogar a lei e sim cumpri-la. Isso é um fator essencial para nós, pois não podemos viver mais sob a aliança da lei e sim da graça. Quem vive pela lei vive debaixo do pecado pois é a graça que nos livra do pecado. "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" Romanos 6.14
Enquanto alguém quiser viver os preceitos da lei estará encerrado debaixo do pecado. "Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." Romanos 7:6
Nenhum comentário:
Postar um comentário