domingo, 3 de novembro de 2013

A fé que vai além!

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Hb 11:1 (Grifo Meu).
“Porque não andamos pelo que vemos e sim pelo que cremos” 2 Co 5:7

Toda esperança passa pela prova do tempo. Esse tempo sempre será relativo. A relatividade do tempo depende de vários fatores: a maturidade cristã, a necessidade, a constância na oração, das palavras proferidas e os pensamentos que temos durante a espera. Tudo contribui para a aprovação na espera.
Mas existe algo muito maior e mais profundo que precisamos hoje entender sobre a relatividade e a cooperação da esperança e da fé.
A esperança sempre aponta para o futuro. Já a fé sempre aponta para o presente.
Entenda: A esperança gera o futuro. A fé traz o futuro para o presente. A fé é capaz de buscar o futuro ainda inexistente gerado pela esperança e trazê-lo para o hoje, para o agora.

Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós, (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.” Rm 4:16-18 (Grifo Meu).
Essa é fé que Deus quer que tenhamos. A fé idêntica a sua fé, capaz de gerar coisas onde não existe nada.
Agora podemos compreender os dois níveis de fé que a bíblia nos menciona em Hebreus 11:1.
O primeiro nível é uma fé que nos dá a certeza das coisas que esperamos, ou seja, ela chama para o hoje aquilo que estamos esperando, sonhando, almejando receber de Deus.
Essa certeza traz para o hoje a esperança do futuro. E mesmo que ele não se materialize hoje, temos a plena convicção de que já recebemos de Deus aquilo que estamos esperando.
Essa fé move o futuro para o presente e revela que já o recebemos mesmo sem o termos, mas a partir de  então vivemos como se o tivéssemos. Temos a certeza de que já recebemos de Deus.
Todo futuro gerado na fé se torna presente no nosso espírito e real no mundo.
O segundo nível de fé nos dá a prova das coisas que não vemos. É a fé que vai além. Além do que vemos e muitas vezes além do que esperamos.
Preste muita atenção nisto! Muitas vezes nossa esperança torna-se contrária a promessa de Deus para nossa vida. Não conseguimos mais enxergar de uma maneira natural a resposta favorável e o futuro prometido por Deus, assim precisamos fazer nascer em nós um outro tipo de esperança. Uma esperança firmada simplesmente na palavra de Deus, contrária à esperança gerada pelas circunstâncias.
O qual, em esperançacreu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.” Rm 4:18 (Grifo meu).
Essa esperança segue uma ordem inversa do natural. Essa esperança é gerada pela própria fé. O coração se enche tanto de fé que é capaz de gerar uma nova esperança contrária a esperança da derrota.
Só há uma maneira de se gerar essa fé: através da palavra de Deus.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Rm 10:7
Só conseguiremos viver completamente pela fé se vivermos completamente pela palavra de Deus.
O que fez Abraão ter uma esperança contrária a própria esperança foi uma palavra direta de Deus para a sua vida. A promessa de Deus nunca perde a validade.
Por mais que dure a prova do tempo, nunca olhe para as circunstâncias. Baseie-se na palavra de Deus e deixe-se ser cheio de fé. A fé que vai além, que é capaz de fazer o impossível, de romper cadeias, de gerar milagres, de anular o medo.
A prova do tempo irá testar suas palavras, suas confissões e seus pensamentos. A boca sempre falará do que nosso coração estiver cheio. Lembre-se que a palavra tem um poder criativo inigualável, e nossos pensamentos são feitos exclusivamente de palavras.
Quando sua mente se encher de esperança do cumprimento da palavra de Deus que gerou a fé no seu coração, seu futuro de chamará hoje e seu porvir se chamará agora. Esta é a vontade de Deus para nossas vidas, que nos enchamos de esperança e vivamos por fé confessando em todo tempo aquilo que sua palavra nos prometeu.
“Retenhamos pois firmemente a confissão da nossa esperança, sem vacilar, pois fiel é o que nos fez a promessa.” Hb 10:23
Quando o medo cega os olhos, a fé norteia os passos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...